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GESTÃO VENDAS

Os desafios do nosso mercado em 20 anos que devemos trabalhar agora!

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O futuro do mercado de academias deve ser construído desde já.

A tecnologia já invadiu as aulas de ginástica, onde a aula é ministrada por um professor virtual; treinos de musculação já podem ser adquiridos por um valor muito baixo com os aplicativos para Smartphones.

A interatividade já uma realidade e mudou muito a maneira de uma academia relacionar-se com os clientes e o mercado. E daqui 20 anos, quais serão os desafios do nosso mercado?

Os clientes do nosso mercado em 2035 serão as crianças de hoje e alguns dados mostram o desafio que teremos se não fizermos nada agora. Vale relembrar:

· A alimentação está cada vez mais calórica e processada;

· O índice de obesidade infantil aumenta a cada dia;

· O número de hipertensos infantis cresce na mesma proporção;

O aumento desses indicadores são um sintoma que algo vai mal e me preocupa ainda mais, pois as soluções insistem em tratar os sintomas, não as causas.

Para isso é importante tratá-lo com a prevenção, educando e estimulando as crianças a praticarem atividade física? Lembrando que a educação vem de casa, principalmente, hoje em dia os pais preferem que o filho fique em casa sentado vendo TV, pois é mais cômodo e as crianças “ficam tão entretidas…”.

Devemos somar a essa atitude a questão de insegurança, a dificuldade das crianças brincarem nas ruas e a menor disponibilidade de tempo dos pais, como era habitual há 30 anos. Somados esses fatores, veja os resultados do sedentarismo infantil:

· Em 2003, 75% das crianças andavam de bicicleta. Hoje são apenas 41%;

· As crianças são cyber esportistas. 50% jogam futebol “real” e 87% jogam no vídeo game;

· As escolas é o lugar onde as crianças realizam mais atividade física;

· As brincadeiras infantis mudaram. 79% praticam Atividade Física na escola, na companhia de amigos. Em casa a porcentagem de brincadeiras (ativas fisicamente) com amigos cai para 34%.

Se queremos que o nosso mercado esteja melhor do que hoje, é de extrema importância agirmos já. As crianças são muito influenciadas por seus pais e os copiam. Podemos pensar em ações amplas e abrangentes com o governo e entidades de academias envolvidas, porém cada gestor pode começar na sua academia algumas ações:

· Child Care ATIVO. Além de trazer uma comodidade aos pais que tem filhos, pode ser um estimulador para acriança “criar o hábito” da atividade física. O próprio programa Agita São Paulo identificou que crianças que cresceram vendo os pais realizarem atividade física tornam-se adultos mais ativos.

· Realize eventos na academia onde os pais possam levar seus filhos e a criança tenha uma boa experiência no ambiente da academia;

· Oriente e eduque os pais (clientes da academia) sobre a importância dos hábitos saudáveis dos seus filhos, além de jogos e brincadeiras de rua;

· Estimule atividades em parques próximos às academias. Essa é uma maneira de estimular os pais a conhecerem e incentivarem atividades com seus filhos nesses locais;

· Coloque estacionamento de bicicletas para seus clientes, estimulando-os a usar a bicicleta. Esse fator pode ser um estímulo às crianças também;

É importante agir agora, pois se não fizermos nada poderemos ter menos pessoas ativas no futuro. Aproveite e influencie os seus clientes e familiares. Se cada um dos gestores influenciarem 100 pessoas, seja na academia ou nos círculos sociais, o nosso mercado poderá ser ainda maior

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