5 estratégias para atrair novos clientes
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O mercado fitness tem passado por muitas transformações nas últimas décadas, tornando-se cada vez mais dinâmico e vivenciando rápidas mudanças constantemente.
Isso é um reflexo do próprio comportamento do consumidor moderno, que hoje, muito mais informado e esclarecido, recusa produtos e serviços que não atendam plenamente às suas expectativas.
Para atuarem nesse novo ambiente e se manterem competitivas, atingindo uma grande parcela da população que busca bem-estar e diversão e não somente boa forma física e melhoria estética, as academias precisam se reinventar o tempo todo. A B2F listou 5 estratégias que vão impulsionar o seu negócio e atrair novos clientes.
Atividades lúdicas: Muito frequentador de academias não sabe se exercitar na ausência de todos aqueles aparelhos que existem dentro das salas de musculação.
E é para este público, que o resgate de atividades espontâneas e lúdicas são atrativas. É preciso que as pessoas saibam que existem infinitas opções para se movimentar e não apenas atividades tradicionais. Dessa forma, exercitar-se usando apenas uma bola ou o peso do corpo ou até mesmo uma proposta de brincadeira é possível, pode ser divertido e, inclusive, intenso.
Invista em sua equipe: Investir no seu time é essencial para atrair e manter clientes. A equipe de frente, os professores, são os principais responsáveis pela interação com os alunos, e além de estarem capacitados devem ter uma boa comunicação para dar feedbacks, utilizar corretamente a linguagem corporal, construir empatia, além de incentivar os alunos a perguntarem mais.
A avaliação física também pode ser um aliado importante à medida que nesse procedimento forem adotados aspectos comportamentais, ajudando pessoas a conhecerem melhor seus próprios traços de comportamento, já que tais traços, muitas vezes, determinam a preferência por uma ou outra atividade.
Outro passo importante é treinar a consultoria de vendas para realmente interagir em tempo real com possíveis clientes, e não apenas seguir scripts. Desse modo, podem mesmo interferir na decisão de compra, ajudando as pessoas a entender, experimentar e fazer as escolhas certas.
Indicação premiada: Gratifique clientes por recomendações! Incentive seus clientes a convidarem seus amigos e parentes para se juntar à academia. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer uma porcentagem de desconto para cada novo cliente que o aluno trouxer.
O mesmo pode valer para membros da mesma família, quando dois ou mais forem a sua academia podem ter um desconto. Outra estratégia é oferecer uma avaliação física gratuita e mais 15 dias de academia com acompanhamento especial para definir seus objetivos e torna-los possíveis de alcançar. Mas lembre-se, ambos devem ser recompensados, o aluno vendedor e o iniciante.
Promoções: Crie ofertas e combos com novos serviços. Você pode criar um pacote de serviços a um preço especial para a época de inverno, que normalmente é mais fraca.
Pode criar combinações com descontos, que faz musculação ganha 30% de desconto em outros serviços que a academia oferece. Essas ações de combo podem beneficiar as atividades menos procuradas e fazer com que sua procura se multiplique.
Essas promoções também são boas pois mantém a pessoa por mais tempo na academia, contribuindo para que o cliente atinja seu resultado rapidamente. Com isso, seu nível de satisfação cresce e ela/ele atestam a qualidade dos seus serviços.
Aposte no Marketing Digital: Faça campanhas nas redes sociais, divulgue dicas de saúde com sua marca, e as pessoas irão seguir sua página para ter informações de saúde, e acabarão pensando na sua academia quando forem procurar um lugar para treinar.
Mantenha um bom relacionamento com os alunos pessoalmente e também na rede social. Coloque fotos com turmas animadas e sorridentes, vale de tudo para chegar mais perto dos alunos nessa época em que as redes sociais estão sendo tão utilizadas.
Uma boa estratégia de divulgação de marca é fazer sorteios de descontos através das redes sociais, pois amplia a visão da empresa e se aproxima dos futuros clientes.