Academia: Atendimento que fideliza
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O mercado de academias vem crescendo vertiginosamente e precisa de profissionalização bem definida. Se acompanharmos o desenvolvimento desta área veremos uma rápida evolução em diversas vertentes – tecnológicas, administrativa, estruturais.
De maneira geral, a população está se interessando cada vez mais pela pratica de atividade física, e a faixa etária dos praticantes também está ampliada. E todo esse movimento exige melhor preparação profissional, o usuário quer qualidade e competência. Essa necessidade ultrapassa as questões voltadas a estrutura física, as novas questões envolvem os recursos humanos.
Se enumerarmos os principais fatores de sucesso de uma academia, em primeiro lugar falaremos sobre as pessoas e, depois, sobre a estratégia de comunicação utilizada para lidar com os clientes.
Em outras palavras, mudar a atitude da equipe – tornando-a mais comprometida – pode atingir um impacto gigantesco junto aos clientes, garantindo uma grande satisfação. Se colocarmos os melhores equipamentos em uma academia e retirarmos todos os profissionais, o que aconteceria? E ao contrário, retire todas máquinas e coloque os professores motivados e treinados. Utilize um simples pesinho e um colchonete para as atividades e observe como é possível ter clientes mais satisfeitos.
Atualmente, as academias são altamente equipadas, mas seus gestores não podem esquecer que fazer do atendimento, do acompanhamento e da interação dos profissionais com os clientes uma experiência diferenciada agregará muito mais valor à academia.
Se o cliente estiver sendo acompanhado e os profissionais estiverem comprometidos, acompanhando as expectativas deste cliente, ele jamais deixará de ser bem atendido para ir a um lugar onde não existe atendimento algum. Mas, se o acompanhamento não é feito, a academia perde seu diferencial (uma vez que os equipamentos são iguais) e, então, a academia terá maior rotatividade de alunos.
As academias sem atendimento visam um cliente diferenciado, que já está preparado, praticamente um atleta, um autodidata ou, pelo menos, um esportista. E estes clientes representam um número inferior a 3% da população. Ou seja, os outros 97% da população são pessoas que precisam, ou pelo menos desejam algum tipo de acompanhamento.
Você lidera uma academia? Então não economize em treinamento e ferramentas que possam melhorar a experiência de seu cliente na academia. Proporcione o atendimento que entregue o que você disse que entregaria e atenda as expectativas dos clientes, e fidelize mais clientes, na mediada em que eles estejam felizes na sua academia.