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GESTÃO

Como evitar a inadimplência em academias?

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A inadimplência em academias é menor, comparado a outros setores como o comércio, por exemplo. Esse fato ocorre, pois o cliente paga o valor da mensalidade ao mesmo tempo em que está usufruindo do serviço, e a atividade dura vários meses; quando para de pagar a mensalidade, deixa de usar o serviço automaticamente.

Já um produto é diferente, pois a pessoa compra, financia o bem, leva para casa e, em caso de inadimplência, a empresa tem que reaver o produto para quitar a dívida, o que complica um pouco.

Para evitar essa situação, algumas dicas são válidas:

  • Estabeleça uma política comercial que evite a inadimplência: a taxa de inadimplência em cartões é menor que nos cheques; uma vez que se debita do cartão de crédito, a academia receberá da operadora do cartão de crédito, que se encarrega de cobrar o valor do cliente. Há ainda a opção de débito automático no cartão de crédito, onde o valor é cobrado mês a mês do cliente, que é ainda menor a taxa de inadimplência;
  • Utilize o débito automático: o cliente que aderiu a esse modelo de pagamento incorporou a prática da atividade física na sua rotina e o valor debitado automaticamente do seu cartão de crédito é uma comodidade a mais para seu cliente;
  • Entregue o que você vendeu ao seu cliente: satisfazer as necessidades dos clientes é o primeiro passo para que o cliente continue a prática da atividade física na academia e, por consequência, o pagamento pela prestação de serviços. Cliente satisfeito paga em dia e continua por muito tempo;
  • Estabeleça contatos constantes com os clientes: preste um bom serviço de pós-venda, realizar contatos constantes com os clientes que, além de brindar um bom serviço, irá facilitar os contatos de “lembrança” do plano que vencerá dentro de alguns dias. O cliente tomará essa lembrança como algo rotineiro da prestação de serviço.
  • Estabeleça processos de cobrança e atendimento aos clientes inadimplentes: ao perceber a inadimplência é extremamente importante ter um processo para poder recuperar o cliente. Treine a equipe de vendas e atendimento para que possam analisar caso a caso e consigam reverter alguma inadimplência. A abordagem deve ser da melhor maneira possível, pois as pessoas, na grande maioria, ficam inadimplentes por imprevistos e querem continuar na academia.

Vale ressaltar que nenhuma estratégia funciona mais que deixar o cliente satisfeito, para que ele tenha vontade de continuar a usar os serviços da academia.

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