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GESTÃO

O Inverno chegou! Você tem o cenário das finanças da sua academia?

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Todos os anos as estações do ano se fazem presentes.  Durante a Primavera é hora de semear; com o Verão vem a colheita, o sol é farto e aquece a todos; no Outono, preparação; Inverno é desafio.

A natureza se renova a cada ciclo e na economia não é diferente.  Pare, pense e me responda: Em que estação estamos?  O Inverno mata o que é fraco, e presta esse serviço de renovação e evolução para o planeta.

Sim, essa crise vai passar, isso nós já sabemos.  Essa crise é diferente, assim como todas as outras também foram únicas e e como elas, muitos negócios deixarão de existir, outros vão se transformar e incontáveis oportunidades vão aparecer.

O mercado de Home Fitness (equipamentos e acessórios para residências) teve um aumento de 300% em março de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, indo na contramão de toda a economia mundial. Isso evidencia a relevância da atividade para muitos usuários, mesmo em um período de pandemia global e talvez a maior crise financeira dos últimos 100 anos. Consumidores que optam por adquirir equipamentos que custam em média, 60 mensalidades de uma academia convencional, para não deixarem de treinar durante o confinamento.

É praticamente impossível medir a quantidade de aulas e treinos online que foram realizadas nesse período.

É evidente que o aumento de consciência com a saúde e o bem-estar, fortalecido durante os últimos anos, apresenta agora, efeitos positivos com uma grande parcela da população que já estabeleceu a atividade física como necessidade fundamental. 

Acredito fortemente que, uma vez passada essa crise, as boas academias vão lotar; as pessoas vão valorizar muito, e cada vez mais, a variedade de atividades, espaços agradáveis, o bom convívio social e o contato humano que os treinos em suas casas jamais vão conseguir substituir.  Talvez complementar.

A crise de 2008 fez com que surgisse a oportunidade das academias “low-cost”, uma vez que havia uma imensa quantidade de imóveis vagos, reduzindo assim o custo de ocupação. Entretanto, mesmo o preço dos imóveis voltando aos patamares anteriores, o modelo de negócio se mostrou viável.  Agora temos uma nova crise, um novo desafio e novos paradigmas a serem quebrados.

Teremos muitas estratégias de como conquistar e engajar esse novo cliente pós-corona.  Mas quero trazer um outro aspecto para a discussão. 

Em meio a tantas incertezas, de uma coisa você pode estar certo: uma boa gestão financeira pode ser o fator X de sucesso da sua academia.

Não é raro você ver uma empresa que vende muito quebrar, mas aposto que você nunca ouviu falar sobre uma empresa com uma excelente gestão financeira quebrou.

Existe uma teoria, de que o observador pode modificar a experiência; em condomínios por exemplo, estudos mostram que quando há maior engajamento dos moradores nas reuniões condominiais, a simples presença dos moradores faz com que a taxa condominial caia de 15 a 20%.  Alguns fatores podem justificar esse efeito:  maior transparência nas demonstrações financeiras, mais sugestões de contatos de prestadores de serviços, idéias criativas para solução de problemas, menor possibilidade de desvio de recursos, entre outros.

Quando você sabe onde quer chegar, o segundo passo é entender onde você está, é saber olhar e analisar exatamente em qual situação sua academia se encontra.  Só a partir daí é possível traçar uma estratégia para chegar no ponto de sucesso.

Não é tão complicado, mas exige de disciplina e conhecimento, e talvez um pouco de ajuda; mas nesse período de reflexão e renovação, porque não aproveitar para aprender e programar uma gestão exemplar e nunca mais passar por uma surpresa dessas?  Assim como sabemos que todos os anos a primeira parcela do 13º salário deve ser paga no mês de novembro, também podemos saber que de tempos em tempos os ciclos econômicos se cumprem e quem está melhor preparado consegue superar a crise e na grande maioria das vezes quem sobrevive a uma crise dessas, sai muito fortalecido.

Custos desnecessários são como unhas, eles vão crescendo sem que você perceba e devem ser cortados toda semana.

Considero um desperdício todo custo que não traz nenhum benefício real para a academia, seus colaboradores e clientes.

Os melhores atletas do mundo, nos períodos de lesão em que não podem treinar suas modalidades, não desperdiçam tempo, pois sabem que durante sua vida profissional esses períodos irão acontecer; aproveitam para fortalecer outras habilidades.  Se machucam o pé, treinam os membros superiores, se lesionam algum braço, aproveitam para melhorar sua condição cardiovascular; além de alongamento, concentração e muitas outras habilidades que as vezes ficam em segundo plano quando tudo está bem.

Que tal fazer um detox financeiro nesse período de quarentena?  Além da postergação dos impostos, porque não aproveitar para renegociar o custo de locação, mudar a remuneração da equipe para uma forma mais inteligente, rever as tarifas bancárias, checar se as taxas da maquininha estão sendo cumpridas, se o plano de internet e telefonia já está obsoleto e tem alternativas mais baratas e muitas vezes melhores?

Invista algumas horas de sua semana para cuidar de uma área tão fundamental para a excelência da sua academia e permita que uma boa gestão financeira seja uma de suas vantagens competitivas e um dos pilares sólidos que mantém seu ideal de pé, diante de qualquer tempestade e atravesse os ciclos econômicos com a tranquilidade que você e seus colaboradores merecem.

Lucas Ramos
B2F – Business to Fitness

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