Type to search

GESTÃO

Os erros mais comuns na recepção de uma academia

Share

Os resultados da academia estão diretamente relacionados com as vendas. Já escrevi do que fazer para melhorar os resultados, porém hoje irei escrever sobre os erros mais comuns que ainda vejo nas academias que visito. Veja abaixo se você não está cometendo algum e aproveite para corrigir e aproveite os melhores resultados.

  1. Projeto arquitetônico: em algumas academias encontro a recepção da academia, como se fosse uma recepção de consultório, onde existe uma balcão alto, um posto de trabalho para que a recepcionista controle a agenda e receba as ligações, uma televisão para “entreter” as pessoas enquanto aguardam o atendimento em um espaço restrito. Normalmente, qual a sensação que as pessoas têm quando vão a um consultório médico ou do dentista? Perguntando isso para algumas pessoas, ouvi desde o frio na barriga que dá ao entrar até aquelas que não se importam, porém nenhuma me respondeu que vai com muita satisfação para esses locais. A recepção deve ser pensada como a recepção de um local divertido. Olhe sue público, ele frequenta muitos hotéis? Ou baladas? Ou teatro? Tente criar algo similar, que atraia bons pensamentos e vontade de entrar na sua academia. Você olhou para sua recepção e não se sentiu confortável? Busque um arquiteto especializado. Ele irá te ajudar, economizar tempo e dinheiro, para atingir os resultados que você espera. Economizar nesse projeto poderá complicar os resultados das vendas e essa economia pode sair cara. Lembre-se que esse é o seu cartão de visita e deve ser estimulante às pessoas que entram.
  2. Organização: Você já entrou em uma empresa e não sabia a quem buscar informação? Você provavelmente via uma fila enorme e não sabia o começo ou o fim dela. Você tinha vontade de esperar? Uma recepção desorganizada, com papeis espalhados e as pessoas sem identificação podem passar a mesma sensação aos visitantes e clientes que entram na sua academia. Assim como o projeto arquitetônico, a organização deve ser o foco das pessoas que trabalham no espaço. Gavetas organizadas, documentos nos seus devidos lugares, canetas onde devem estar contribuem, para a sensação de bem-estar dos clientes e, principalmente, de quem trabalha nesse espaço. Verifique sua recepção e peça o quadro de aulas de ginástica. Se demorar mais de 5 segundos para encontrar, organize com sua equipe. Você provavelmente via uma fila enorme e não sabia o começo ou o fim dela. Você tinha vontade de esperar? Uma recepção desorganizada, com papeis espalhados e as pessoas sem identificação podem passar a mesma sensação aos visitantes e clientes que entram na sua academia. Assim como o projeto arquitetônico, a organização deve ser o foco das pessoas que trabalham no espaço. Gavetas organizadas, documentos nos seus devidos lugares, canetas onde devem estar contribuem, para a sensação de bem-estar dos clientes e, principalmente, de quem trabalha nesse espaço. Verifique sua recepção e peça o quadro de aulas de ginástica. Se demorar mais de 5 segundos para encontrar, organize com sua equipe.
  3. Pessoas despreparadas: Você já foi a um restaurante muito bonito, todo organizado e foi mau atendido pela hostess? Ou então, chegou em um laboratório, para fazer exames clínicos, e a pessoa que te atendeu não sabia o nome nem onde realizar os exames solicitados pelo sue médico? Imagine se isso ocorre na sua academia. Quantas aulas de ginástica diferentes há na sua academia? Quais os serviços complementares que sua empresa oferece? Quantos planos há para que as pessoas se matriculem? Alguns produtos podem ter uma baixa procura, pois sua equipe não sabe o que são e nem como eles contribuem para os clientes. Lembre-se que contratar alguém e colocar para trabalhar no dia seguinte pode complicar, e muito, suas vendas. Oriente sua equipe, treine seus colaboradores e avalie o grau de conhecimento deles, constantemente. Você irá colher os frutos desse trabalho. 

Aproveite e avalie sua recepção, com os olhos do clientes, pois todos os dias você entra e sai e pode ter se acostumado com o que vê diariamente. Se é difícil para você avaliar, peça a um conhecido que vá visitar sua academia, interessado em se matricular, e pergunte a ele a impressão que sua recepção transmitiu. Requer pouco investimento e você poderá mudar os resultados da sua empresa, com ações de simples execução, na maioria das vezes.

Leave a Comment

Select Language