Por que o treinamento de vendas nunca termina?
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Vamos considerar um medalhista de ouro olímpico no atletismo, na prova dos 100 metros. Imagine que ele acabou de ganhar a medalha. Ele está comemorando o triunfo, apreciando a medalha.
É um momento ímpar a um atleta de alto nível. Passada a comemoração, quando ele retomará os treinamentos?
Pode ser que ele faça um treino leve no dia seguinte, uma semana depois ou alguns dias depois. A certeza que ele tem (se ele deseja ganhar outra medalha) é que ele irá voltar a treinar para se preparar para a próxima disputa. Um atleta, para se manter no topo, treina o tempo todo, para que na hora da competição ele execute da melhor maneira possível.
Nas vendas, a competição a ser vencida é entender as necessidades dos prospects e oferecer a melhor solução a eles, para que se sintam seguros em comprar o serviço da empresa.
Enquanto nos Jogos Olímpicos os atletas devem superar seus adversários, o assessor comercial deve adaptar sua comunicação, sua capacidade de interpretação e maneira de apresentar o produto a cada prospect que ele interage.
Conforme as pessoas adquirem mais experiências e informação, altera-se também as necessidades e expectativas em relação aos produtos consumidos e os assessores comerciais devem conhecer os novos hábitos para falar com segurança e de maneira eficaz durante a venda.
A busca de novos conhecimentos e técnicas faz parte dos melhores assessores. Uma vez que ele se informa, é fundamental praticar, pois o conhecimento sem prática é um esforço em vão.
E a prática é um hábito constante onde o assessor pode fazer a auto avaliação, pós atendimento, avaliando ponto a ponto do processo de atendimento e identificando os pontos que podem ser melhorados. Uma vez que o assessor identifica seus pontos a melhorar, busca mais conhecimento para suprir as lacunas.
O líder também pode contribuir nesse processo participando da avaliação, oferecendo feedback e desenvolvendo o treinamento necessário para aprimorar a equipe.
Além do conhecimento técnico e específico de vendas, é importante o conhecimento geral, bem como os temas atuais para criar afinidade e estabelecer vínculos com as pessoas que o assessor interage.
O treinamento não se resume às instâncias formais e educacionais. A leitura de jornais, revistas dos mais variados temas e livros contribuirá para melhorar sua atuação e construir um resultado importante e é uma forma de treinamento, tão importante como os demais.
Enfim, o treinamento de vendas não termina nunca, pois as pessoas mudam, os produtos se adaptam às novas necessidades e é um fator decisivo para a consolidação de bons resultados.
Os líderes devem estar atentos à performance da equipe, identificar os desafios de cada assessor e contribuir para que eles melhorem a cada dia e possam entregar o melhor serviço, garantindo mais clientes satisfeitos e resultados consistentes.