Vendas em academia. Muito além dos vendedores.
Share

Vendas em academia deixou de ser uma competência importante somente aos profissionais da área comercial e invadiu todas as áreas da academia. O avanço da tecnologia, internet, smartfones e tablets já impacta o nosso setor. Os clientes de academias estão a uma busca no Google de distância.
Em pesquisa recente sobre os meios de comunicação, apenas 25% lê jornal impresso, pelo menos 1 vez por semana, entretanto, pessoas entre 16 e 25 e entre 26 e 25 anos, acessam internet uma vez por semana, 79% e 61% respectivamente.
A tecnologia passa a ter um papel importante e muitos clientes preferem o relacionamento digital, por isso uma estratégia de sucesso é a venda online dos planos. Inclusive, essa tecnologia já está acessível a todas as academias, com empresas que oferecem esse serviço e facilitam a integração da venda digital e analógica.
Um dos aspectos de fidelização (que gera a maioria das vendas na academia) é a socialização. Por isso, mais importante do que buscar clientes fora, trabalhar com os clientes atuais para que eles se “sintam parte” da sua academia é fundamental.
Com esse sentimento, eles falam espontaneamente da sua academia, principalmente nas redes sociais. Os professores têm um papel fundamental nas vendas, contribuindo para que o cliente tenha uma experiência positiva na empresa com os resultados e a interação, além de postar dicas, fotos e eventos.
Com essa boa experiência seus clientes irão compartilhar e difundir a marca da sua academia, gerando o boca a boca digital.
Ainda falando de experiência positiva, os equipamentos em bom funcionamento e as áreas da academia limpas, bem como uma boa orelha no vestiário dos colaboradores da área de manutenção, favorecem para que os clientes se sintam bem e atendidos.
Soma-se os vendedores que preocupam-se verdadeiramente com os objetivos do cliente e mais do que vendedores, eles são os assessores dos clientes.
Um bom trabalho de vendas em academia é o resultado de uma equipe treinada e consciente do seu papel de satisfazer o cliente, independente da área que atua. Essa consciência gera compromisso e uma interdependência entre os colaboradores para entregar o que os clientes buscam.
Todo esse empenho humano aliado a um bom desenvolvimento tecnológico e digital geram a sensação de fazer parte entre os participantes dessa “rede” e as vendas crescem.