Type to search

GESTÃO

A Estrutura Societária em favor da Eficiência da Academia

Share

Seja qual for a empresa que você esteja pensando em constituir ou já a tenha constituído, uma academia, um estúdio de pilates ou, ainda, uma escola de artes marciais ou natação, certo é que além de todo o planejamento inicial, análise de mercado, viabilidade econômica, da organização periódica, dos métodos e controles inseridos para se alcançar eficiência financeira e otimização de resultados, uma empresa necessita de pensamento, planejamento e estrutura societária.

Mas do que, simplesmente, pensar em quem serão os seus sócios, é preciso, desde o início definir qual a relação que se pretende estabelecer entre os sócios e aquilo que se pretende da sociedade.

É possível, com a constituição da sociedade, que alguns padrões e critérios sejam previamente definidos, tais como: forma de administração, a quem competirá a responsabilidade, os limites de atuação, a forma de retirada de resultados, critérios para venda ou cessão de quotas e, até mesmo, a forma de encerramento da sociedade, seja por extinção de vinculo social, com ou sem encerramento da sociedade, ou pela morte de um dos sócios.

A constituição de uma sociedade limitada (LTDA.), por exemplo, pode alcançar maior eficiência se as partes ajustarem detalhadamente seus termos e condições num acordo de quotistas. Não se trata de sofisticação, que só cabe as grandes empresas, trata-se de acautelamento e definição prévia de regras e padrões para que as relações sociais aperfeiçoem o resultado da empresa.

A definição jurídica da sociedade, e o estabelecimento de regras prévias, pode, inclusive, determinar os resultados financeiros da empresa, uma vez que a modalidade da sociedade poderá trazer maior ou menor eficiência tributária, ou, ainda, poderá determinar a adesão a programas de recolhimento de impostos incentivados, forma diferenciada de lançamento contábil e apuração de receitas e despesas. No mais, a definição prévia de alguns assuntos pode evitar até que as relações pessoais se desgastem na tomada de decisões em situações de estresse, afastando a máxima de que ter um sócio é perder um amigo.

Assim, o desenvolvimento da sua empresa passa também por uma boa organização de estrutura societária. Certamente, um advogado poderá lhe auxiliar na busca dessa melhor eficiência.

Leave a Comment

Select Language