Type to search

INSIGHTS

Os indicadores de ouro para academias

Share

Como o indicador usado por você pode influenciar a gestão da sua academia e a maneira pela qual seus colaboradores trabalham na empresa?

Os indicadores utilizados na empresa são os orientadores dos resultados e o foco de trabalho de todos na sua empresa. Imagine que você tem um carro onde o painel tem apenas o velocímetro. Qual a decisão a ser tomada com base nesse indicador?

Acelerar ou frear… nada mais. A pessoa poderá decidir se abastece ou troca o óleo? Até pode decidir, pois sabe que essas ações são importantes para manter o carro. Porém serão tomadas no momento certo?

No caso das academias, o indicador mais usado é o faturamento. Se o único indicador é o faturamento, as pessoas irão trabalhar para produzir… Dinheiro. Lembro que dinheiro é uma condição essencial de existência de uma empresa, mas na academia ele é resultado de quê? 

* Reflexão: quando o foco é o faturamento, as ações tomadas, normalmente, são orientadas ao dinheiro. Valor da mensalidade, promoção, redução de custo, entre outros. Normalmente são ações que terão impacto na percepção de valor do cliente e pode complicar a análise de outros aspectos do resultado.

Retomando o raciocínio e olhando o prisma da empresa, o dinheiro é resultado da Quantidade de Vendas: Novos Clientes, Rematrículas, Renovações e outros serviços que a academia ofereça (nutrição, avaliação física, loja, lanchonete, fisioterapia…).

Por sua vez, esses indicadores (quantitativos) da empresa,  são resultados de outros qualitativos: Índice de Conversão de Vendas, Índice de Renovação, Permanência média do cliente e Plano vendido, para citar alguns.

Agora, você já pensou em ter indicadores além da empresa, voltados aos seus clientes  e colaboradores?

Jim Collins escreveu em sua obra que as empresas feitas para durar tem o foco muito grande em cumprir sua missão (resolver o problema ao qual a empresa se dispôs a resolver) e fazer a diferença na vida dos clientes. Nesses casos, já pensou em medir a satisfação dos clientes, usar também o NPS (Net Prmoter Score)?

Empresas com um grau de satisfação grande dos cliente têm melhor rentabilidade. Mais recentemente, pesquisas mostram que colaboradores felizes na empresa trazem resultados melhores. Por isso, estar perto da equipe e medir a felicidade e satisfação dos colaboradores deles pode contribuir, e muito, nos resultados da empresa. 

Assim, olhe para o Painel de controle da sua academia e veja quais indicadores você está usando.  Analise se você possui todos os indicadores que você julga importante para monitorar e se está alinhado com o que você se propôs a entregar como empresa.

Ajuste-o, caso necessário, e se precisar, conte com a ajuda de pessoas que podem contribuir com sua análise. Eu estou a disposição, basta me mandar um e-mail para [email protected].

Leave a Comment

Select Language