Vale a pena investir em marketing para academia?
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Para atingir bons resultados é preciso saber quem é o seu público-alvo e ter uma ideia bem delineada do que sua academia tem a oferecer. É preciso mostrar que, além de ter bons equipamentos e profissionais qualificados, a academia proporciona um estilo de vida.
O marketing deve ressaltar que a academia é sinônimo de qualidade de vida, que ela vai dar ao cliente mais disposição, ânimo, bem-estar, relaxamento, desafios e, é claro, resultados físicos.
Grande parte das pessoas que recorrem às academias buscam uma mudança corporal, seja ela emagrecer rápido, definir os músculos ou ganhar de massa. Já outras são mais interessadas em atividades esportivas.
Por conta disso, é comum encontrarmos academias cada vez mais segmentadas e especializadas para o objetivo de cada grupo. As ações de marketing são criadas com base na identidade de cada academia. Ressalte diferencias como personal trainer, academia 24 horas, especializada em crossfit, ou destaque em muay thai.
A academia pode apostar em pacotes promocionais, mas deve oferecer ainda um bom relacionamento com o cliente. Para isso, além de um bom treinamento para os funcionários responsáveis pelo contato realizado pessoalmente nas unidades, é necessário criar uma boa relação também através das redes sociais.
E manter essas redes atualizadas e interagindo com clientes e possíveis clientes é muito importante. Às vezes esse é o primeiro contato entre o futuro aluno com a empresa que vai cuidar do treinamento do seu corpo.
O site e/ou redes sociais da academia devem ser informativas, com um design que mostre sua identidade visual, e gere uma identificação com quem está acessando. Essa pode ser uma poderosa ferramenta para estreitar laços de fidelidade com o cliente.
Se o aluno recebe um bom atendimento na unidade que frequenta e encontra bons conteúdos na página da empresa (como postagens motivacionais, depoimentos de clientes que já atingiram bons resultados, textos informativos sobre saúde e assuntos relacionados ao lifestyle vendido pela academia), ele vai se identificar com aquele conteúdo, compartilhar com amigos e atrair pessoas do seu convívio para aderir à vida saudável. Com isso, a academia fortalece e divulga cada vez mais sua marca.
Ainda na parte de comunicação com o cliente, o marketing de academia deve levar em consideração que suas postagens atingem diferentes tipos de pessoas. Nem todos que vão para uma academia buscam um corpo sarado.
Nem todos querem emagrecer. Muitos têm dificuldades de manter o foco e a disciplina necessários para atingir o que desejam e acabam desistindo no meio do caminho. Alguns desistem por falta de tempo, desânimo, problemas financeiros, porque querem resultados imediatos ou por falta de motivação.
Todos podem encontrar dificuldades, mas nenhum objetivo é alcançado sem esforço e perseverança. A academia deve sempre motivar seus alunos, mostrar que é possível sim, e que sua equipe estará sempre disposta a ajudar a superar suas metas. Procure sempre mostrar ao cliente que é capaz de atender às suas necessidades.
Então, devo investir no marketing de academia? Sim!
Lembre-se de definir seu público, seus objetivos e o que pode ser feito para otimizar seus resultados. Assim, o marketing se tornará um grande aliado e poderá atrair e fidelizar clientes.